terça-feira, 13 de agosto de 2013

As perguntas difíceis...

 Eu sei que um dia iriam chegar perguntas difíceis de responder ou que nos irão deixar sem resposta ou que simplesmente nos vão fazer corar, mas nunca pensei que seria tão cedo.
O meu filho já tem o conceito de família bem definido, sabe perfeitamente quem são os avós e que os avós são pais dos pais, que os tios são irmãos dos pais e por ai adiante...
 Infelizmente o meu filhote não teve a oportunidade de conhecer o meu pai, que faleceu quando eu tinha 14 anos. Mas já algum tempo ele me perguntou assim "Mãe o teu pai? Tu não tens pai? Onde está o teu pai?", eu no momento
fiquei assim um pouco atordoada, pois nunca pensei que ele poderia dar por falta do meu pai ou sequer aperceber-se ao três anos que não tinha avô materno, já que da convive com 4 bisavós e avós paternos e com a avó materna. comecei por lhe dizer que o avô ficou doente, mas rapidamente me lembrei que não podia explicar assim, pois corria o risco de fazer com que ele associasse a doença a uma ausência/abandono, se é que me faço entender! Então resolvi dizer que o avô não estava connosco porque estava no céu e que se tinha transformado numa estrelinha que olhava por nós. Nunca mais falou no assunto.

Ontem, ao jantar virou-se para mim e disse assim "Mãe o teu pai nunca aparece? O teu pai nunca vai aparecer?". Eu respirei fundo e mesmo antes de responder, o pai disse-lhe que o avô estava no céu. Ele lembrou-se da história da estrelinha e então perguntou ao pai "Nós também nos vamos transformar em estrelinhas?". Bem, ficamos os dois sem saber muito bem o que responder e eu disfarcei a dizer que lhe mostrava uma fotografia do avô Zé para ele o conhecer.

Para ser sincera não sei se a nossa abordagem foi a mais correcta e se conseguimos "matar" a sua curiosidade, o facto é que as perguntas difíceis aparecem quando menos esperamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário